sábado, 31 de março de 2012

Vitaminas B12 ~

A importância da Vitamina B12 está em alta, vários sites e blogs só falam nisso. E para veganos é mais importante ainda, visto que ela está mais presente em carne animais hoje em dia, porém, isso não quer dizer que precisamos comer carne pra nos manter saudáveis!  O vista-se tem alguns posts esclarecendo sobre o assunto, assim como o Guia vegano, então, pra quem quiser é só dar uma lida. 

A única forma da cobalamina (B12) ser fabricada (sintetizada) é através de bactérias. A presença de vitamina B12 nas carnes se deve ao fato de que os animais ingerem ou absorvem (quando produzidas pelas bactérias do seu trato gastrointestinal) a vitamina. A presença de vitamina B12 no leite e nos ovos se deve à passagem dela do animal para as suas secreções. Aliás, 50 a 90 % da vitamina ingerida pelos animais é estocada no fígado. (Fonte: Guia Vegano)

Então, fiz uma pesquisa sobre vitaminas b12 suplementares com produção vegana e percebi muitas marcas não confiáveis (como a Centrum, FDC, etc). Algumas até fabricavam a mesma sem nada animal na composição, maaas, faziam testes em animais! E vice versa. Assim, eis o que achei: 


Recomendado pela Vegan Society!


Mais barato que o Vaganicity e igualmente confiável!


Opção nacional e barata :D

Espero ter ajudado! E não esqueçam, essa suplementação é coisa séria :)
Fontes: Fórum Vit.B12 (com resposta de SAC); Vista-s; Guia Vegano

10 comentários:

  1. Eu tenho que correr atrás desse negócio de B12 logo! kkkk Não faz muito tempo que sou vegana... Li na internet que temos grande estoques de B12 e que demora pra acabar depois que você vira vegana, o estoque pode durar até 3 anos.... Mas tenho que comprar logo. Qual você usa?

    ResponderExcluir
  2. Então benine, eu fiquei uns meses esperando pra comprar minha b12, só suplementando com alimentos fortificados e fazendo exames de b12(que por sinal, estão ótimos, mas mesmo assim vou começar a suplementar, pra manter assim né? :D), pois eu queria consultar com uma nutricionista, nutrólogo.. mas estou esperando chegar a da Now foods, pelo preço e facilidade mesmo (pq é só 1x por semana né, menos provável de esquecer) ^^

    ResponderExcluir
  3. Deixa eu ver se entendi...
    A B12 da now foods é para ser tomada só uma vez por semana?
    Se for é perfeita para mim que vivo esquecendo de tomar remédio!
    -
    Estou triste! Levei uma bronca da nutricionista e ela me mandou voltar a comer carne até eu atingir meu peso ideal! Preciso ganhar 15 kg, ela disse que tenho que ganhar pelo menos 10 para voltar ao vegetarianismo! ='(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Priska! Desculpe a demora pra responder o seu comentário, por alum motivo não fui notificada no email que vc comentou nesse post :(

      A B12 da Nowfoods tem de vários tipos, pode ser tomada uma vez por semana em uma quantidade maior, ou pode ser uma quantidade menor e tomar diariamente :)

      Na propria embalagem indica qual a quantidade e porção! Fica tranquila!

      Não creeeio nessa nutricionista! Tome cuidado também com algumas delas, pois muitas vezes elas são totalmente desinformadas e acabam só no desanimando!

      Excluir
  4. a vitamina b12 da vital natus é vegana mesmo???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais!
      Sim, é vegana sim! Por SAC eles responderam assim:

      Bom dia Jéssica!
      O nosso produto Vitamina B12 não é capsulas é comprimidos, portanto não vai gelatina em sua composição. Na vitamina B12 não contém nada de origem animal, e quanto a testes em animais não fazemos até porque estes testes só são autorizados a fazer laboratórios de pesquisa de novos farmaços, a Vital Natus é fabricantes de alimentos funcionais e suplementos.

      Informações do produto: Vitamina B12 (60comprimidos) - Vital Natus

      Ingredientes: Vitamina B12, Celulose microcristalina (agente de massa), Estearato de magnésio (lubrificante), Dióxido de Silício (antiumectante). NÃO CONTÉM GLÚTEN.

      E realmente a empresa deixa bem visível no site dela que não testa e está na lista da PEA: http://www.vitalnatus.com/home/institucional

      Excluir
    2. Ahh obrigada! Agora posso comprar com consciência tranquila!

      Excluir
    3. Imagina, é sempre bom perguntar mesmo! :D

      Excluir
  5. O problema da b12 da Natus é que a quantidade por comprimido é muito pequena. 2,4 mcg é muito pouco para suplementar veganos ou quem tenha problema com o fator intrínseco (e tomar mais de 1 comprimido por dia pouco prático). Bem que podiam criar um produto com mais b12.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah sim, também concordo, podiam mesmo :/

      Excluir