sábado, 2 de março de 2013

Desodorantes e antitranspirantes ~


Agora que a Nívea e a Avon testam em animais, comprar desodorantes veganos ficou um pouquinho mais difícil, mas ainda dá pra encontrar algumas marcas facilmente em supermercado/farmácias como por exemplo a Phebo, a Granado, a Phytoervas ou a Giovanna Baby. Eu estava usando esse da Giovanna Baby (foto), mas li a composição e me assustei, pois, apesar de ser vegan, ele tem parabenos (conservantes sintéticos, relacionados a problemas endócrinos e ao câncer), triclosan (um agente antibacteriano, mas também um ingrediente polêmico, relacionado a distúrbios endócrinos, alergias e bioacumulação) e sesquicloridróxido de alumínioNão contente com isso, resolvi ir mais a fundo sobre os ingredientes dos desodorantes, antitranspirantes e a polêmica dos sais de alumínio.

Alguns exemplos de desodorantes veganos!

Primeiramente, é bom diferenciar os dois produtos, pois nem todos os desodorantes tem ação antitranspirante, mas a maioria dos antitranspirantes tem também ação desodorante. Desodorantes são de ação voltada à redução de odor corporal (provocado a partir do contato do suor com as bactérias existentes no local) e não da transpiração. Já os antiperspirantes e os antitranspirantes reduzem a produção de suor/transpiração e usam na maioria das vezes compostos a base de alumínio para tal ação. Com isso, existem dois problemas no uso contínuo de antitranspirantes: A não eliminação de toxinas através do suor e o acúmulo de alumínio pela região axilarEstudos trazem relações entre esse acúmulo de compostos de alumínio e doenças no sistema nervoso ou ainda o câncer de mama

Sendo assim, creio que o melhor dentre os dois para o uso contínuo seja o desodorante, visto que é menos agressivo ao organismo. E mesmo que esses dados ainda não sejam seguramente confirmados, a suspeita e o aumento de estudos/evidências reforçando isso me deixou um tanto preocupada. E já que existem opções de produtos sem esses ingredientes, melhor evitar, né? Então, além de veganos, busquei também desodorantes mais naturais ou orgânicos e sem esses ingredientes polêmicos. Pra quem também se interessa por isso, eis o que encontrei:






A Cativa Natureza é a primeira rede de lojas do Brasil a comercializar cosméticos com insumos orgânicos rastreados. Em seu site tem a composição do desodorante e no FAQ dizem não testar nem utilizar nada de origem animal em seus produtos. Venda online na loja da Cativa.



A Cheiro de Mato contém produtos 100% veganos e naturais, sem lauril-éter, sem alumínio, sem flúor, sem corante. Seus desodorantes são feitos à base de ervas e óleos essenciais. Por enquanto existe uma loja física em Curitiba e vendas por encomenda pelo email: katba2001@hotmail.com.


Alva 



Empresa Alemã, com a maioria dos seus produtos certificados pela Ecocert e Vegan. No site é possível ver a composição de todos os seus produtos. Os desodorantes também são isentos de álcool. Eu particularmente adoro essa marca, já comprei desodorantes deles e gostei muito. Venda online na loja online da Alva, Flor de Magnólia, Beleza orgânica, Vitapura.





Produto da empresa holandesa Quality Life que teve um bom aumento de vendas e expandiu para o mercado internacional. Seus desodorantes são feita a partir de  sais minerais de potássio de alúmen e nada mais. Esses sais são muito eficientes contra a proliferação bacteriana, extinguindo assim o odor (contudo há alguns estudos que andam expondo a toxicicidade do alúmen como semelhante ou pior que o alumínio, então fica a critério seu escolher!). Vende online no Brasil na Morada da floresta.




A Aubrey é uma empresa Estadunidense de produtos naturais que afirma não testar em animais. A maioria de seus produtos são veganos. Em seu site tem os selinhos de Vegan e da Leapping Bunny nos produtos veganos e também a composição dos desodorantes. Dá comprar no próprio site da marca (mas o frete é absurdo!), no EbayAmazon ou no Iherb.




Empresa canadense de produtos orgânicos (com certificado Ecocert) e grande parte deles Vegan. O site é muito informativo, além de marcar quais os produtos veganos, há também os ingredientes de cada produto e uma lista de ingredientes evitáveis em cosméticos com boas referências e explicações, vale a pena dar uma lida. Eu ganhei um desodorante desse de um amigo que comprou no Canadá (farei também uma resenha). Infelizmente eles não enviam para o Brasil, mas achei pra vender na Amazon.

Pra quem quiser ver mais: Tem um ótimo post do blog Lookaholic falando sobre o assunto; O blog Vegana e Linda também traz uma lista de desodorantes veganos, bem como um post do blog Escolha Vegan Cosméticos com mais opções veganas de desodorantes e resenhas dos mesmos.

Fontes: PubMed Cancer.GovEWG; Quality Life.

11 comentários:

  1. :) Estou muito feliz em você ter passado essa lista para "nós" ^^
    Estou mesmo com dificuldades para comprar desodorantes rsrsrs
    Eu estava usando um da embalagem roxa, da Giovanna Baby, mas depois dessas informações que você passou, fiquei assustada.
    Vou tentar encontrar marcas substitutas que eu não precise comprar online.
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karine, esse da Phebo (foto) não contém os ingredientes polêmicos como o da Giovanna Baby, já é uma opção mais acessível! Consegui ver sua composição esses dias e me parece bem mais tranquila :)

      Excluir
    2. Os produtos da Phebo não fazem testes em animais e sua composição não tem origem animal e nem ingredientes que agridem a pele. Mas é uma empresa que polui muito, agride o meio ambiente!

      Excluir
  2. oi. e natura? muitos veganos desconfiam da marca, mas eles me responderam que não testam nem usam insumos animais. será verdade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Li! Eu evito ficar afirmando coisas da Natura justamente por eu não ter acesso a varios produtos e saber exatamente as composições (já que eles não me mandam a lista também), além disso, o SAC responde muito vagamente e há respostas muito contrastantes e então não posso afirmar ao certo :/

      Mas caso vc use algum desodorante ou produtos deles que você tem certeza que seja vegano (e de preferência me diga a composição) não vejo problema em divulgar a informação aqui, acho muito válido :)

      Mas que é mentira que eles não usam nada de animal é, pois já vi alguns produtos com lanolina, mel, cera de abelha, etc e até por isso mesmo fui desanimando um pouco dela e passando a comprar mais de outras marcas, sabe?

      Excluir
  3. Olá, gostaria de informar que existe no mercado um desodorante roll on sem alumínio - da marca Bion Vitta - que além de ser super eficiente ainda não tem triclosan, parabenos, derivados do petróleo e outras substâncias nocivas. vale a pena conferir.
    Ab
    Else
    http://www.futuronatural.com.br/desodorante-sem-aluminio-bion-vitta.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Else,
      muito obrigada pela informação :D

      Excluir
  4. obrigado ajudou muito !
    Viva Vegans

    ResponderExcluir
  5. Obrigada. Estava procurando .....

    ResponderExcluir