sábado, 25 de maio de 2013

Creme de tofu ~

Quem já provou os cremes de soja (substitutos para o creme de leite) e se incomoda com o cheiro característico de baunilha, assim como eu, vai adorar essa receita de creme de tofu! Achei super prática e fácil de fazer. O legal é que serve pra muitas receitas, tanto doces quanto salgadas, mas fiz pensando no strogonoff vegano (que eu tanto amo) e deu super certo! A consistência é perfeita, muito parecida com o creme de leite mesmo e não altera o gosto da receita, uma maravilha <3

Meu creme de tofu :D
Ingredientes:
~ 500g de tofu soft fresco (usei este)
~ 100 ml de óleo
~ 100 ml de água

Preparo:
Despeje a água e o óleo no copo do liquidificador. Corte a peça de tofu em pedaços pequenos e coloque no liquidificador sobre os líquidos; Bata bem até obter uma mistura homogênea. Caso o liquidificador tenha dificuldade para homogeneizar os ingredientes, auxilie a mistura com uma espátula.

Rendimento: 700 g (o equivalente a 3 e ½ caixinhas de creme de leite)

Fonte: Brincando de Quebra-cabeça

<editado> Já testei a receita em strogonoff e creme de milho veganos, ficaram uma delícia :) </editado>

11 comentários:

  1. Oi Jess!

    Também costumo usar o creme de tofu para substituir o creme de leite de soja, é ótimo!Mas como consumo pouco óleo, coloco apenas um fio e vou completando com água até adquirir a cremosidade que eu quero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Que ótima dica, pois achei uma quantidade grande de óleo, mas como era a primeira vez que eu fazia a receita, fiz conforme a medida, agora que sei que dá certo vou tentar fazer igual você e ir alternando com menos óleo :)

      Excluir
  2. Oi Jess!

    Eu adapto a maioria das receitas com muito óleo, reduzo para no mínimo a metade e continuam saborosas. Tenta fazer colocando mais água mesmo, dá super certo. Depois me conta se gostou. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi vivi! É uma boa mesmo, assim que eu fizer te aviso! :)

      Excluir
  3. Ah, eu fiz essa receita no natal pra fazer um pavê e detestei! A receita tinha um creme de chocolate de recheio feito com creme de leite e chocolate em pó. Substitui o creme de leite pelo creme de tofu e o negócio ficou só com gosto de tofu... Não sei, acho que esse creme não combina muito com receita doce mas com salgada eu tenho a impressão que combina sim. Ah, tenho um trauma em usar tofu em receita doce! As duas vezes que usei o resultado não ficou legal. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lore! Nossa, não acredito! Bom, eu também só testei até agora em receitas salgadas, que é onde eu uso mais mesmo, se eu testar em receita doce te digo como ficou (e se também deu errado, hahaha) :D

      Excluir
  4. Acho que talvez ficaria legal fazer um "tofu" caseiro com um leite mas suave, tipo o de amêndoas. Ai com esse tofu caseiro fazia o creme. Vou tentar um dia. Acho que talvez ficaria bom em receita doce...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, boa idéia mesmo! Faz sentido! E o leite de amêndoas é delicioso mesmo, poderia dar um bom creme!

      Excluir
  5. É, porque o ruim dessa receita é o sabor que fica em coisa doce (acho que deve ficar bom em receita salgada, como eu disse antes). Mas na questão de textura ele fica um creme perfeito! Eu adorei!

    ResponderExcluir
  6. Jess, vc é uma gêêêênia!
    Muito agradecida por compartilhar essa receita! Fiz um strogonoff com esse creme e ficou o melhor que já comi até hj (e strogonoff é meu prato preferido então veja o nível de exigência). TÔ muito satisfeita de ter encontrado sua dica!Beijos!

    ResponderExcluir