terça-feira, 30 de julho de 2013

Leites vegetais ~

Acho que uma das coisas mais difíceis de largar na minha transição de ovolacto para o veganismo foi a questão do leite. Primeiro que me dei conta de que existia leite em muita coisa que eu nunca imaginei e depois pensei: e agora? Como substituir? 

Assim, pensando principalmente em ajudar alguém que está na transição para o veganismo e quer alternativas legais para substituir o leite na alimentação, apresento algumas opções de leites vegetais :)

Purity 



A Purity pertence à Cocamar, que não realiza testes em animais. O leite de soja sabor Original com Cálcio, Frapê de Coco, Cerais com Mel (que não contém mel nenhum na composição, haha) e Original com Cálcio Light são considerados veganos (vide aqui). Os sabores Morango e Mamão com Banana não são veganos pois contém carmim. Apesar de ter a Vitamina D na composição, a empresa alegou por SAC ser de origem vegetal tanto essa quanto à Vitamina A presente nos sucos/leites de soja Purity. As mesmas são de origem Suíça e não são extraídas, nas sim obtidas por processos de síntese quimica. A purity tem um preço acessível e é fácil de encontrar em supermercados.

Olvebra


A Olvebra não testa e tem somente uma opção vegana de leites de soja: o Soymilk Ômega (foto), pois este não contém vitamina D. A empresa afirmou que os demais sabores como o Soymilke Natural, Soymilke Chocolate e Soy Original/Chocolate (líquido) possuem Vitamina D (Colecalciferol) de origem sintética, mas sintetizada através de um produto de origem animal (lã de ovelhas). Eu particularmente amo esse leite de soja, é o que tomo já há algum tempo. Também adoro o fato dele ser em pó (pois nunca dou conta de acabar a caixinha de leites longa vida). É possível encontrá-lo em grandes supermercados (veja aqui onde vende na sua cidade) e na loja virtual da marca. Eu compro direto no mercado e pago por volta de R$16,00 a lata. 

Isola Bio

A Isola Bio é uma marca italiana que também não testa em animais e vende produtos alimentícios 100% vegetais com certificação orgânica. Possui leites vegetais diversos, fugindo do uso somente de soja, como leites de arroz, quinoa, coco, amêndoas, etc. É mais difícil encontrá-lo (principalmente em interiores), mas vende onde há supermercados da rede Pão de Açúcar e pelo que vi o preço também é mais caro (por volta de R$12,00), tanto por ser orgânico quanto por ser importado da Itália.

Native 



A Native vende produtos alimentícios orgânicos certificados pela IBD (logo também não fazem testes em animais para ter tal certificação). Ela possui leites de soja da Linha Green Soy e tanto o leite Green Soy Original quanto o Green Soy Chocolate são veganos. É possível encontrar alguns produtos da marca em grandes mercados, caso queira saber onde vende na sua cidade é só perguntar ao SAC ou ligar. O preço varia entre R$10,00 e R$12,00.

Jasmine 
A Jasmine tem uma linha de leites vegetais orgânicos (certificados pela IBD), como o  leite de amêndoas, aveia ou arroz e todos são veganos. Acho relativamente fácil encontrar os leites em lojas de produtos naturais, nas lojas Mundo Verde e em alguns supermercados maiores (no site da marca também existe uma seção para procurar a sua cidade). O preço que não é muito bonito, já vi variar de R$10,00 à R$18,00. 

Extrato de soja 


Outras opções também são os extratos de soja (que nada mais são que os leites de soja também, mas a forma solúvel da soja apenas, sem mais ingredientes). Estas geralmente tem valor mais acessível e são relativamente mais fáceis de encontrar em cidades menores, mas sinceramente acho melhor para uso culinário do que para tomar puro (eu gosto de um gostinho de Baunilha, mas isso é muito pessoal). Algumas marcas que vendem esse produto são a Mãe terra e a Jasmine.

Leites vegetais caseiros

Além dessas opções todas, se você prefere economizar e tem disposição para fazer seu próprio leite vegetal, receitas e opções é que não faltam! Eu adoro e sempre que posso faço uma receita nova de leite vegetal para experimentar, os meus preferidos são os de amêndoas, castanhas-do-pará e amendoim. Já falei um pouco desse assunto aqui.

Então agora é só ir experimentando os leites vegetais que forem mais acessíveis para você e susbtituir! Desculpem o post longo e espero que tenha ajudado <3

Fontes: Veganismo.org; PEA; Guia Vegano e Animal Liberty

Obs: Pesquisando um pouco descobri que o leite de soja da Yoki e da Ades (tão comumente usado na transição do veganismo por muitas pessoas) tem Vit. D de origem animal, não sendo considerado vegano. Além da Ades ser da Unilever, que testa em animais. 

Obs 2: Também tem o leite da linha Naturis Soja da Batavo que não contém nada de origem animal na composição mas pertence à marca Perdigão/Sadia que testa em animais, então eu pessoalmente acho melhor reforçar o consumo de outras marcas. Contudo, acredito sinceramente que cada um faz o que está ao seu alcance no veganismo, se por acaso só tiver esse leite acessível perto de você, acredito que o consumo dele ao invés de um leite de vaca é muito mais importante do que não consumí-lo e seu esforço não será em vão. O importante é a disseminação do estilo de vida vegano e com menor sofrimento animal :)

10 comentários:

  1. Adorei as dicas, só conhecia alguma das marcas! tem muita marca né? gostei de saber! bjo
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com
    vem ver os cosméticos da herbia que eu testei! bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele! E essas são somente algumas que eu consegui encontrar, com certeza quem mora em sampa tem muito mais opções :)

      beijos

      Excluir
  2. Oi Jess! Ótima observação no final, gostei!
    O leite de soja com chocolate da Native é tããão bom!! Pena que é muito caro pra mim. Bebo o da Olvebra também! É bom e não é tão caro, além de ter a versão econômica de 1 kg.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! Obrigada!
      Eu nunca achei o da Native onde moro, shuinf. Morro de vontade de prová-lo. Quando eu tava no início provava de tudo que marca, principalmente as mais baratas, mas nossa, era uma pior que outra. Já estava desanimando quando achei o da Olvebra e me apaixonei! Eu super acho que vale o custo benefício, pois comigo rende pouco mais que 2L de leite :)

      Excluir
  3. Os da Isola Bio eu acho muito bons! Eles são caros mesmo (de 10 a 13 reais por 750ml), mas são muito gostosos. Eu experimentei todos os que eu achei no mercado. Aqui em Araraquara eu acho em um Extra que é um pouco maior. Acho que tem na Mundo verde também. Para beber prefiro eles do que de soja. Os da Jasmine são delicinha também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai, bom saber Rique! Eu sempre tive vontade de provar mas não acho por aqui! E os da Jasmine eu queria muito provar, mas primeiro queria conhecer alguém que provou pq pagar tudo isso num leite e ele ainda ser ruim num dá né, haha. Eu tenho até um trauma de tanto leite de soja que provei e achei horrível.

      Excluir
  4. Seria muito bom se tivessem mais opções dessas aqui em Araraquara, por enquanto achei pouquíssimos no mercado. O bom mesmo seria se tivessem opções de milk shake vegano ou opções fora do supermercado... Afinal, veganos também saem de casa rs.
    LINDO BLOG!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Micaela :)
      Dá uma conversada com o Rique, ele parece ter visto alguns aí em Araraquara hein, quem sabe vc não acha mais opções?

      POisé, eu também acho! Aqui em São Carlos, na Mama Jambo eles até fazem o milkshake vegan, mas precisa ir um certo numero de pessoas e avisar com atencedência, mas eles fazem lá, achei bem legal a proposta. :D

      Beijos e obrigada!

      Excluir
  5. adorei seu post sobre leites vegetais. Nâo conhecia muito sobre o assunto e por causa do seu post comprei um leite da jasmine de arroz com amêndoas doces. É claro que fazendo é mais barato, mas para primeira vez e como estou sem tempo quis comprar pronto: ADOREI!
    Valeu pela dica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla! Fico muito feliz em ter ajudado :)
      Sim, eu entendo perfeitamente, tem dias que seria mais fácil um leite pronto, então sempre bom saber as opções né?

      Beijos!

      Excluir