sábado, 10 de agosto de 2013

Produtos de limpeza ~

Apesar do mercado estar se voltando mais para a produção de produtos veganos, no quesito limpeza ainda são poucas as marcas voltadas para esse público. Como, infelizmente, não temos tantas empresas 100% veganas no Brasil, leia sempre a embalagem e confira se o produto ainda é vegano, mesmo os que estão aqui listados, pois podem sofrer alterações na formulação. Bom aqui vão algumas dicas de produtos para este fim! Qualquer informação incorreta ou novidade me avisem, por favor!




Além de não realizarem testes em animais, os produtos Milão têm ativo 100% vegetal, ou seja, não contêm nenhum componente de origem animal, de acordo com a empresa. Tem produtos como Lava-louças, sabão de coco em pó, sabão de coco líquido e sabão de coco em barra. A empresa afirma ainda que todos os produtos são fabricados sem a utilização de glicerina vegetal e que são feitos com o óleo puro de coco. Os produtos podem ser encontrados em poucos locais físicos, como São paulo (capital),  Campinas e em algumas cidades da Bahia.




A Amazon pertence à Gtex Brasil, que afirma que em nenhum momento a linha de produção faz testes em animais dos produtos e que na fórmula de toda a linha Amazon somente é utilizado matéria prima de origem vegetal, como o babaçu ou coco. Os produtos disponíveis pela Amazon são: lava-louças, sabão em pó, sabão de coco em barra e amaciante. Já usei o amaciante e o sabão em pó e achei ótimo tanto a eficácia quanto o preço! No site da Amazon tem como pesquisar a sua cidade e checar os locais de venda dos produtos! 




Através do SAC da Ypê, disseram que a marca não testa em animais, porém os seguintes produtos tem ingrediente de origem animal: Amaciantes, Sabonetes e Sabão em barra Glicerinado. Contudo, os detergentes, lava-louças, lava-roupas e sabão em pó são isentos de ingredientes animais. São bem mais fáceis de encontrar em supermercados e tem um preço bem acessível!




Pertencente à Cassiopéia, a empresa Biowash tem bem descrito em seu site que não faz testes em animais e afirma que os seus produtos são 100% naturais, com matérias primas vegetais, certificados pelo IBD (com o selo de “Produtos Naturais”) e não contém nenhuma matéria prima de origem animal. Vende produtos como Desengordurante, Lava Louças, Lava Roupas, Limpa Banheiro, Limpa Vidros e Multiuso. Podem sem encontrados na loja virtual da Biowash e em algumas cidades pelo Brasil. 

UFE 



Também pertence à empresa Gtex Brasil (que não testa em animais) e tem produtos veganos, como o Sabão de Coco em barra, Sabão de Coco em Pó, Sabão de Coco em Pasta. Dá pra ver os ingredientes destes produtos citados aqui. Podem ser encontrados onde tem supermercados Pão de açúcar ou em lojas virtuais como a Hippo.


Pertencente à empresa Ingleza, que tem em suas embalagens a informação 'não testamos em animais' e que respondeu por SAC que não utilizam ingredientes animais em seus produtos e os produtos que levam a terminologia de “dermatologicamente testado” são produtos que passaram por testes nas condições reais de uso por pessoas e monitorados por médicos dermatologistas. Também mais fácil de encontrar em supermercados maiores (aqui tem uma lista de cidades para você procurar) e com o preço semelhante às marcas que testam em animais.




A Búfalo está na lista da PEA indicando que não testa seus produtos em animais e por SAC me respondeu reafirmando que é cruelty-free e que não contém glicerina, amônia, lanolina e demais derivados animais na composições de seus produtos. Oferece várias opções, como água sanitária, amaciantes, alvejantes, desifetantes, multiusos, removedores, limpa-vidros, querosene, soda cáustica e produtos de limpeza pesadaAqui dá pra ver a composição de grande parte dos produtos da marca, através da ficha de informações de segurança. É bem fácil de encontrar em supermercados e com um bom preço!

Receitas Caseiras

Ultimamente muitos veganos acabem utilizando receitas caseiras de produtos de limpeza, geralmente com itens de fácil acesso como limão, vinagre, bicarbonato de sódio e água. São receitas simples de produtos de limpeza naturais e biodegradáveis. Além de serem também muito eficientes, fáceis e mais baratos que os produtos convencionais. Aqui vai uma cartilha da Rede Verde com algumas dicas de receitas:

Clica que aumenta! :D
Obs: Achei essa loja online que vende vários produtos de limpeza em Portugal, caso alguém se interesse: Loja Vegetariana.
Obs 2: Por indicação da Vivi do SOS Vegan existe também o sabão de coco Icaraí, fácil de encontrar em mercados menores, da empresa DM que não testa!

Fontes: Shopping da limpeza, SAC vegano, Veganismo.org, PEA.

27 comentários:

  1. Oi Jess, adorei as dicas, eu uso todos esses, menos o primeiro que eu não conhecia...muito bom você dar essas dicas! vem conferir o esmalte da semana e também a linha orgânica de frutas da surya! beijos
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele! Poisé, produtos de limpeza são um pouco mais complicados de se achar né? Então achei legal fazer uma busca! Beijos!

      Excluir
  2. Oi Jess!

    Ótimas dicas, vão ser muito úteis.
    Não sabia que o amaciante da Amazon é vegan e não acho mais o da Búfalo para comprar. Vou procurá-lo por aqui. Obrigada! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi! Obrigada! Acho muito válido trazer dicas de produtos mais difíceis de encontrar :)

      Então, eu nunca vi nada suspeito nos produtos da Amazon mesmo, adoro quando acho eles por aqui! Da Búfalo estou esperando a resposta do SAC ainda Vivi, você tem alguma informação dos produtos veganos em si? Pois sei que ela é cruelty free, mas não achei composição de nada deles pra checar :/

      Beijos

      Excluir
    2. Eles me responderam Vivi! Já atualizei o post :D

      Excluir
    3. Oi Jess!

      Desculpa a demora para responder, estou cuidando dos preparativos para o bebê e isso tem me tomado bastante tempo. A Búfalo nunca me respondeu por email e eu enviei vários. Consegui contato apenas por telefone. Eu disse que sou alérgica a insumos de origem animal e citei alguns. Eles disseram que não utilizam essas substâncias. Comprei hoje o amaciante da Amazon, estou doida pra testar. Muito obrigada mesmo pela dica. :)

      Excluir
    4. Oi Vivi! Imagina, você responde o que quiser e quando quiser né? :D
      Muito obrigada pela ajuda! Mas estou mais tranquila, pelo que recebi por email e li no site (que consta algumas composições de produtos) já vi que não parece ter nada de animal mesmo!

      Ai, eu amo esse amaciante, é o mais cheiroso que já usei <3

      Excluir
    5. Oi Jess!

      Eu adoro seu blog, é um prazer comentar aqui. Não foi por falta de querer. É que trabalhar, cozinhar, cuidar da casa, do marido e do enxoval do bebê tem tomado bastante meu tempo.
      Não precisa agradecer, é ótimo trocar informações.
      Ah, não sei se você sabe, mas o sabão de coco Icaraí também é vegano. Sempre acho dele por aqui e o preço é muito bom.
      Ainda não usei o amaciante, está frio e chuvoso por aqui e não quero lavar roupa..haha

      Excluir
    6. Own, sua fofa! :D
      Sim, nem imagino como deve estar uma correria pra você. É uma fase tão linda, a gravidez, espero que esteja curtindo muito, apesar de tudo!

      Olha, não conhecia essa marca! Vou dar uma olhadinha e atualizar o post, obrigada! Ah, sei bem o que é isso, tempo frio nós economizamos roupas aqui, hahaha

      Beijos

      Excluir
    7. Oi Jess!

      É uma fase mágica mesmo, estou curtindo muito cada momento.
      Eu encontro a marca Icaraí em mercadinhos de bairro e no supermercado Coop, acho que deve ter dele aí em São Carlos.
      Tem que economizar roupa mesmo...rs. Pena que não dá pra economizar louça. Odeio mexer com água gelada no frio!
      Beijos ^^

      Excluir
  3. Parabéns pelo post, Jess! Super completo!!!
    Tento sempre comprar da Biowash quando entra na promoção!
    Não sabia dos produtos da Milão. Uma opção a mais!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Eliana! :D
      Ai, queria tanto experimentar os da Biowash, mas aqui em São Carlos tenho achado só os da Amazon, Búfalo, Ypê e UFE, o que já são o bastante pra mim, mas a biowash parece ser ótima!

      Beijos!

      Excluir
  4. Olá Jess,
    Adorei a ideia do blog e esse post está super informativo. Fico sempre apreensivo em relação aos produtos de limpeza, achei legal que trouxe opções reais e com preços acessíveis, que podemos encontrar no mercado do bairro por exemplo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Wagner! Muito obrigada! Produtos de limpeza eram um problema pra mim, então resolvi pesquisar bem e consegui bons exemplos, ainda bem haha! Aqui em São Carlos - SP dá pra achar bastante dessas marcas no Carrefour, no Cogeb, União serve e mercados centrais :)

      Excluir
  5. Ai que triste, eu usava o amaciante da Ypê achando que era vegan também! Que triste ): ): ):

    Vou tentar achar essas outras marcas aqui no mercado.

    Obrigada pelas dicas, Jess

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gabriela!
      Poisé, pior que é uma marca super acessível né? Uma pena mesmo! Vê se você acha da Amazon por ai, é super cheirosinho, eu adoro!

      Beijos!

      Excluir
  6. Olá, vc sabe me dizer se o sabao líquido da Ufe é vegan?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi André! Então, mandei email procurando saber se não há nada de animal nos produtos, mas ainda não me responderam, então só postei aqueles produtos que eu consegui achar a composição e checar! Se você tiver a composição pra me ajudar eu posso procurar os possíveis ingredientes animais nela pra você :D

      Excluir
  7. http://shoppingdalimpeza.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Cuidado! Amazon é da Rosatex que faz testes em animais!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila! Olha, eu desconheço essa informação, onde você viu?
      Pq que eu saiba a GTEX é a antiga Rosatex, e a GTEX aboliu os testes em animais e está na lista da PEA de empresas que não testam (http://www.pea.org.br/crueldade/testes/naotestam.htm). Se ela voltou a testar essa informação é muito triste :(

      Vou mandar um email pro SAC e confirmar essa afirmação, mas se puder me enviar alguma prova de que a mesma anda testando mesmo constando da lista da PEA eu agradeço muito!


      Excluir
  9. Eu gostaria de saber se lava roupas liquido "uau" faz parte dos não testam?

    ResponderExcluir
  10. Post super completo, me ajudou muito! Obrigada!!

    ResponderExcluir
  11. Será que o sabão de coco em barra da ype tem produtos de origem animal?

    ResponderExcluir
  12. Sensacional seu post, Jess! Achei que o amaciante da Ypê também fosse vegan :/ Vou experimentar usar vinagre no lugar do amaciante, já que o sabão já tem cheirinho! Porque aqui em Itajubá é complicado achar as outras opções. Valeu mesmo ;)

    ResponderExcluir