sábado, 24 de agosto de 2013

Strudel de maçã ~

O Strudel (ou também conhecido como Apfelstrudel) é uma receita originada na Húngria e muito presente na culinária austríaca e alemã. Nada mais é do que uma massa bem fina com recheio (folheada ou não) e é uma delícia! Provei muitos anos atrás e aí me veio uma vontade de fazer a receita pra comer novamente, mas agora na versão vegana! Daí iniciei uma saga procurando massa folhada vegana, que pelo que vi, não existe (pois as massas prontas levam margarina ou manteiga), então só fazendo mesmo. 

Existe a possibilidade de se usar a massa Fillo (utilizando 3 folhas da massa unidas por óleo ou creme vegetal), pois esta não contém nada de origem animal (vide aqui), mas é difícil de encontrar onde eu moro, então resolvi eu mesma fazer a massa folhada indicada no VegVida. Preferi fazer a versão mais saudável da massa folhada, que usa amido de milho no lugar de gordura/creme vegetal pra montar as camadas. Bom, vamos ao que interessa né? 

A massa fica igualzinha massa folhada, mas sem a gordura que a outra tem!  :)


Ingredientes:

Massa folhada

1/3 xícara de óleo
2/3 xícara de água
1 colher (chá) sal
2 xícaras (chá) farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento químico (não usei na minha massa e deu certo tbm)  
Quanto baste de amido de milho

Recheio

2 maçãs sem cascas picadas
1 pitada de canela
açúcar, uvas passas, blueberry e nozes a gosto
suco de 1/2 limão

Preparo:

Misture água e óleo e leve ao fogo. Em uma tigela, misture a farinha de trigo com o sal e o fermento químico. Escalde com os líquidos ferventes. Misture bem a massa com uma espátula; assim que esfriar um pouco trabalhe com as mãos até obter uma massa homogênea e deixe-a na geladeira por 30 minutos (até esfriar). Abra com a ajuda de um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada com amido de milho.Abra a massa numa espessura fina. Cubra a massa com uma boa camada de amido de milho e comece a enrolar, como um rocambole. Abra com um rolo primeiro no sentido do comprimento e depois aumentando a largura. (É bem mais fácil seguir a receita olhando pelas fotos do site do VegVida). Feita a massa e já aberta em uma espessura fininha comece a rechear. Coloque o recheio e salpique farinha de rosca (serve para absorver a umidade produzida pela maçã). Enrole e coloque em uma assadeira untada com óleo. Leve ao forno pré-aquecido, por 30 a 40 minutos ou até dourar. Servir ainda quente com sorvete (usei o sorbet de amora da marca Le Naturalle)!

(Tomei como base para a montagem esse vídeo do blog Vegetariano come o quê?)

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Bianca! Não coloquei fermento mesmo (esqueci, er) e deu certo tbm! Mas na receita original pede 1 colher (chá) fermento químico em pó (ou bicarbonato), acho que vou até alterar o post pra não ter problema né? :)

      Excluir
  2. Aii que delícia, adorei! deve ter ficado muito bom!
    www.vivaverdevivabem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess!

    Que tentação esse strudel, ficou lindo e tem jeito de que ta uma delícia. Babei no sorbet de amora, é minha fruta preferida. Vou ver se acho pra comprar por aqui. ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Obrigada, ele ficou delicioso mesmo! Eu amo amora tbm, frutas vermelhas em geral, então surtei quando vi esse sorvete vendendo na Mundo Verde daqui! :)

      Excluir
    2. Oi Jess!

      Eu também ia surtar, amo frutas vermelhas. Sou tão louca por amoras quanto os smurffs...hahaha

      Excluir
  4. Nossa que delícia e super fácil de fazer, curti!! :)
    Ahh dia 31 vou colocar seu blog no meu post entre os 5 preferidos. Adoro seu blog e acho super informativo com várias coisas diferentes!! Continue assim!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, é mesmo! Até a massa é tranquila de fazer, bem menos trabalhosa do que eu imaginei :)

      Own, jura? Muito obrigada! <3
      Eu faço tudo com muito carinho, fico feliz de ver que estou ajudando!

      Excluir
    2. Está ajudando bastante, adoro suas dicas!! :))

      Excluir