quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Kit de primeiros socorros: parte 2 ~

Como prometido, dividi o tema primeiros socorros em duas postagens, na primeira falei sobre materiais hospitalares e curativos e na postagem de hoje trago informações quanto a medicamentos veganos para ferimentos e doenças com tratamentos mais simples (como gripes, resfriados, dores musculares, etc).

No Brasil, todos os medicamentos (sejam eles de referência, similares ou genéricos) devem ter sua segurança e eficácia comprovadas antes de obter o registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e infelizmente ainda não há métodos alternativos aos testes em animais validados em nosso país para suprir essa exigência. Os testes são uma exigência da Lei 6.360 e de acordo com a Lei nº 11.794 o uso de animais em atividades de ensino e pesquisa é autorizado no Brasil. 

Sendo assim, trouxe aqui somente algumas marcas de medicamentos considerados veganos que são produzidos fora do Brasil, em países em que a legislação é diferenciada e esse tipo de produto pode ser produzido sem a necessidade de testes em animais. Vamos às opções:

Wellinhand


De acordo com a marca não há animais em nenhum momento da produção dos medicamentos, nem mesmo nos testes de nenhum produto (a informação consta no FAQ deles). Todos os produtos da Wellinhand® possuem certificado/selo Vegan pela Vegan Action e Cruelty Free pela Leaping Bunny. Há uma boa variedade de produtos, vão desde pó para machucados, cortes e feridas (que inclusive pode ser usado em animais e pessoas), remédio para Herpes, loção Anti- Piolhos, analgésico para dores crônicas, analgésico para dores agudas, remédio para dormir, remédio para Verrugas, fungicida e medicamentos para melhora do pós parto. E esses são só os considerados medicamentos para primeiros-socorros! Há também alguns produtos multiuso à base de óleos essenciais. Dá pra comprar direto na loja virtual da marca (e vi que o frete pro Brasil fica uns 11 dólares).

Olbas


Pertecente à empresa Penn Herb Company, a marca não realiza testes em animais e contém uma gama de produtos veganos (os que não são contém mel!). No site deles você consegue acessar os rótulos, ingredientes e maiores informações sobre cada produto e dá pra identificar quais são veganos facilmente. Nas embalagens também consta a informação Não testado em animais/Cruelty-free. Alguns exemplos de produtos veganos são o Inalador, o Olbas Oil (mix de óleos essenciais multiuso), o creme analgésico e pastilhas para garganta. É possível comprar no Iherb.

Merry Hempsters


A empresa The Merry Hempsters possui produtos certificados orgânicos e a maioria deles é vegan (o que não é contém cera de abelha orgânica). Uma das linhas de produtos deles é a Vegan Hemp Salves que é totalmente vegana e possui algumas pomadas/cremes para pequenos machucados, dores musculares, cortes e abrasões. Tem como comprar pela própria loja virtual da marca (com vários tipos e valores de fretes), na Vegan Essentials ou pela Amazon.

Bikini Kitty


A Bikini Kitty afirma em seu FAQ não testar em animais e ter somente produtos veganos! Dentre os produtos de cuidados para a pele a marca oferece uma solução cicatrizante para pequenos machucados e cortes. É possível comprar na loja online deles e o frete internacional fica em $17.

Willow balm


Marca única da empresa I Woke Up Well Distributing e com um produto que faz um sucesso considerável nos EUA. Estes afirmam não testar em animais nem utilizar nada de origem animal. O Willow balm é uma aspirina natural com vários óleos essenciais na composição, recomendada para aliviar dores e inflamações. Dá pra comprar na Amazon ou na loja Vegan Essentials.

Peaceful Mountain


A Peaceful Mountain afirma não testar em animais e contém produtos veganos (até aqueles mais difíceis de se achar, como sprays para garganta, eles tem uma versão vegana sem mel!), desde cuidados para dores musculares, dor de garganta, para tendões e articulações, sprays nasais e até medicamento para o estômago. Dá pra encontrar no Iherb e na Vegan Store.

Se vocês souberem outras marcas e produtos avisem que eu adiciono aqui na lista, ok?
Para quem quiser saber resenhas, a Vivi do SOS Vegan tem alguns dos produtos citados e resenhou no blog, vale muito a pena conferir! A lista que ela fez de produtos veganos também me norteou muito para fazer esse post! Para quem ainda não tem, o link está aqui! :)

11 comentários:

  1. Olá Jess, ótimo post! :D
    Adorei saber essas dicas. Confesso que ainda não precisei de medicamentos, mas sei que quando precisar (ou mesmo alguém da família) não vou aguentar esperar 45 dias e olhe lá pra chegar no Brasil. Vou dar uma olhada no site da Wellinhand e fazer um estoque.
    Ah, na loja do Vista-se eu vi que tem uns lip balms da Merry Hempsters. Podia ter esses outros também! Parecem ser bons.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana! Obrigada :)
      Ah, acho uma ótima idéia mesmo, melhor ir comprando aos pouquinhos e estocando o que achamos mais importante né? A wellinhand é muito amor! O mais legal é ver que a maioria esmagadora de produtos é bem natural e alguns orgânicos!

      Eu viii, fiquei super feliz quando vi, mas achei meio carinho o preço dos balms aqui, talvez pelos impostos ou sei lá. Espero que eles aumentem a gama de produtos, seria tão mais fácil!

      Excluir
  2. Marcas interessantes, não conhecia nenhuma! beijos

    ResponderExcluir
  3. Oi Jess!

    Acho super importante ter esses remedinhos em casa. Aos poucos estou montando minha "farmacinha". Não existe veganismo 100%, mas o objetivo é chegar o minimizar ao máximo os danos que causamos.
    Obrigada por citar o blog e por divulgar a lista. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi!
      Concordo plenamente! O importante é a intenção! Temos que tentar minimizar ao máximo né? :)

      Imagina, obrigada você pela inspiração!

      Excluir
  4. Jess, a lista vegana desse link não procede em tudo, desconfiei de muita coisa (vou me informar), mas como exemplo que acabei de olhar, a massa pra lasanha petybom citada na lista tem clara de ovo, é bom prestar bem atenção se for se basear por essa lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ariane! Ah sim, a lista pode acabar ficando desatualizada e os produtos mudarem a composição deles, por isso precisamos nos manter atentos, ainda assim né? No caso do que eu posto aqui eu confiro todas as composições antes de indicar justamente pra evitar alguma confusão :)

      Mas olha, eu já vi a massa da Petybom e vi que tem escrito somente "pode conter traços de clara de ovo" mas é no sentido de evitar problemas alérgicos com quem tem, não que vá na composição propriamente dita, que eu saiba. Infelizmente, por a empresa não ser vegana acaba utilizando a mesma máquina pra processar outros alimentos e aí acaba "contaminando" produtos que não contém algum ingrediente animal por esse motivo. :)

      Excluir
    2. Oi Ariane! Oi Jess!

      Parece que a Petybom tem uma massa de lasanha com ovos e outra sem ovos. Isso acontece com outras marcas, como a Renata, por exemplo. Em todo caso é o que a Jess disse, é sempre bom ler a lista de ingredientes. Por mais que eu atualize a lista sempre, eu geralmente faço tudo sozinha e é impossível verificar novamente os rótulos de todos os produtos da lista mensalmente.

      Excluir