domingo, 30 de março de 2014

Alimentação vegana em viagens aéreas ~

Eu sempre fico ansiosa antes de viagens de avião, principalmente com relação ao que vou comer e se vou ter coisas para comer lá (aeroporto/dentro do avião). Fiz esse post pensando na viagem que farei daqui uns tempos e também pensando em outros veganos viajantes, que, assim como eu, não merecem passar fome onde quer que estejam!

Pra quem não sabe, a grande maioria das companhias aéreas que realiza voos para o exterior oferece refeições especiais (para restrições alimentares, restrições médicas e até religiosas), mas é preciso reservar com antecedência (as companhias aéreas pedem que as refeições especiais sejam solicitadas com um mínimo de 48 horas de antecedência) já que eles não tem em estoque no avião.

A má notícia é que em voos nacionais, refeições especiais não estão disponíveis. As companhias nacionais ou cobram o serviço de bordo ou servem snacks e nenhuma das duas opções costuma ter comida vegana, então eu não iria na sorte e levaria alguma comida na bolsa para emergências.

Aqui tem uma listinha das companhias aéreas com refeição vegana disponível:

(c) opções crudívoras e/ou frugívoras
* somente em voos internacionais


















Além disso, uma outra dica é pesquisar se há restaurantes vegetarianos onde você vai e já se programar antecipadamente. O site Happy Cow tem uma boa lista de locais com comida veg no mundo e ajuda muito nessa parte. Se não tiver nenhum, procure saber um pouco da culinária de onde você vai, se há opções de comida já naturalmente veganas, se há como pedir sem algum item do prato (ex: macarronada sem queijo em cima, etc) ou caso prefira, se existe a possibilidade de comprar a comida em mercados locais e cozinhar onde está hospedado, vai de você escolher o que acha melhor!

Obs: A Sandra do Papacapim dá ótimas dicas para veganos viajantes em geral do que fazer antes, durante e depois da viagem, vale a pena conferir!

Fontes: Vida Vegetariana, Lactose Não, Papacapim.

4 comentários:

  1. Ai, iiiiiiiiinfelizmente não tenha essa preocupação, não tenho tempo ($) pra andar de avião.. rsrs Apesar de que quase me tornei comissária de bordo ano passado, mas larguei. heheh Bjs!
    Vitória

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vitória!
      Olha, eu não tinha também até entrar no mestrado, daí dependendo do congresso é preciso ir looonge, mas indo pela faculdade é outra coisa né, nem vou turistar muito não. Mas sabendo que não vou passar fome no trajeto já estou feliz :D

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Jess!
    Amei o post!! Muito útil a informação.
    Lembrei da minha mãe que é praticamente vegana, comeu no avião comidas ovo-lacto cheio de creme branco e passou muito mal, coitada!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!
      Pois é, eu não sabia da informação até uns tempos atrás, imagina? Eu vou numa viagem internacional e não queria passar fome, fiquei super feliz :D

      Beijos!

      Excluir