sábado, 26 de abril de 2014

Resenha: Desodorante de aloe da Cativa Natureza ~

Eu ando mais preocupada com os ingredientes que uso em cosméticos e sempre que posso substituo meus produtos por outros mais naturais ou orgânicos. Os desodorantes eram meu maior problema, pois apesar de serem veganos geralmente os mais fáceis de comprar eram cheios de ingredientes potencialmente tóxicos/perigosos para a saúde! Eu cheguei a ler bastante sobre a questão do uso de alumínio em desodorantes e andei preferindo evitá-lo a todo custo. Eu sempre fiquei com um pé atrás até mesmo com aqueles desodorantes que se dizem mais naturais, mas contém alúmen de potássio, pois eu não via nenhum estudo/prova falando da segurança desse ingrediente. De acordo com alguns estudos (aqui e aqui) o alúmen é tão potencialmente perigoso quanto o cloridrato de alumínio e quando entra em contato com a água as partículas de alumínio se desprendem, adquirem uma forma íonica e acabam sendo também absorvidas pela pele. Mas é ainda uma área bastante nova e não há muitos estudos sobre isso, então fica a critério de cada um escolher o que usar. :)

Ouvi falar muito bem do novo desodorante da Cativa Natureza e resolvi testá-lo, já que ele é uma das opções sem o bendito alumínio. Eu nem ia comentar dele aqui, pois já existem boas resenhas dele (a Heglaé do blog Mocinha Kawaii e a Vivi do SOS Vegan), mas achei legal agregar mais uma à lista porque eu estou amando esse desodorante e ele realmente cumpre o seu papel <3


A Cativa não testa em animais e produz vários produtos veganos. A composição do desodorante recebeu nota 4 no EWG (uso moderado). Vi que houve uma reformulação dos ingredientes desse produto e a fómula ficou um pouco menos natural, porém mais eficiente e nem se compara às composições de desodorantes convencionais! Ele é certificado pela IBD e contém o selo de ingredientes naturais. 


O que achei: Ele tem uma fragância floral deliciosa, eu fiquei apaixonada, pois me lembrou muito o cheiro da flor Dama-da-noite (ou Jasmim-da-noite), uma das minhas flores preferidas. Após a aplicação o cheiro é bem perceptível, mas fica suave depois de alguns instantes. Achei que o desodorante era líquido (pelo fato de ser em spray), mas ele tem uma textura cremosa, de cor verde-claro e espalha super bem.A absorção é rápida, cerca de um a dois minutos. Gostei do rendimento também, eu uso um só jato de spray em cada axila. 

Textura do desodorante! (eu sei a foto tá estranha, mas vale a intenção hahaha)
Eu já o testei em dias quentes e após exercícios físicos e achei que ele não me deixou na mão (vulgo não voltei fedendo pra casa), diferente de outros desodorantes sem alumínio. Claro que após longos períodos de uso é preciso reaplicar, ele também não é milagroso. Até então, o único porém que eu vi é o fato dele ter álcool e isso faz com que seja meio ardido após depilações, mas só um desconforto e logo passa. Acredito que vale o investimento, é o melhor desodorante sem alumínio que já usei, a eficácia é realmente muito boa.

Comprei na loja online da Cativa e ele custa R$29,90.

12 comentários:

  1. Que bom que você comentou sobre a textura, eu estava crente que ele fosse líquido! rsrs

    Ele seca rápido?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cissa!
      Então, eu também achei! Mas não interferiu em nada na absorção dele, seca rapidinho sim, questão de um a dois minutos. Vou adicionar isso na resenha, acho que ajuda tbm :)

      Beijos

      Excluir
  2. Oi Jess!

    Eu estou tão feliz com o meu desodorante de cristal que nem penso em mudar pra outro desodorante. Estou usando há quase um ano e ele nem chegou na metade, sem contar que é super eficaz pra mim! Mas que bom que você se adaptou com esse. Desodorantes são muito pessoais.

    Sou bastante cética e, como vc disse, não existem evidências científicas de que o alúmen de potássio libera alumínio capaz de ser absorvido pela pele e fazer mal a longo prazo. Acredito que estamos nos preocupando com o vilão errado. O alumínio ingerido através de panelas é muito mais significativo que o absorvido pela pele:
    http://www.sc.usp.br/pop_integral.php?id=1556&origem=materias
    http://www.cancer.org/cancer/cancercauses/othercarcinogens/athome/antiperspirants-and-breast-cancer-risk ("But it isn’t clear that much aluminum is absorbed through the skin. One study that looked at the absorption of aluminum from antiperspirants containing aluminum chlorohydrate applied to the underarms found that only a tiny fraction (0.012%) was absorbed. The actual amount of aluminum absorbed would be much less than what would be expected to be absorbed from the foods a person eats during the same time.")

    Na verdade eu sou bem leiga nesse assunto e não entendi de que forma o Al3+ pode ser mais facilmente absorvido pela pele. Ela não explicou isso no post e nem mostrou as fontes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Eliana!

      Então, eu nunca entendi o motivo do alúmen de potássio ser uma molécula não absorvível e o cloridrato de alumínio sim, sabe? As empresas quem vendem os desodorantes com alúmen alegam isso. O que eu sempre via era a justificativa de que a molécula do alúmen de potássio é grande demais, mas se o alúmen em contato com água sofre uma quebra e o alumínio que era parte dessa composição adquire uma forma iônica, logo ela fica menor ao meu ver e não maior. Uma forma iônica de alguma coisa é sempre menor do que ela combinada a outras moléculas, sei la. Ao meu ver faz sentido a absorção de um íon pela pele ser mais fácil e essa justificativa pro alúmen é inviável então (e foi isso que eu entendi que ela explicou no post, um sal quando em contato com água libera seus componentes em íos, como é o caso do alúmen de potássio, ficando K+, Al3+ e SO42- + água).

      Enfim, eu também sou muito leiga no assunto e o fato de não ter nada contra o alúmen cientificamente provado não me deixa menos receosa, pois também não tem estudos provando que o alúmen não é menos absorvido. Não sei, pra mim alumínio é alumínio e não tem necessidade de estar dentro do nosso organismo, não há nenhum função pra ele aqui além de acumular.E isso não só de cosméticos né, também de tudo que nós ingerimos, como vocês falou. :)

      Pra mim na verdade foi um baque muito grande ler esse estudo, eu estava bem empolgada com o meu desodorante da Crystal. Eu fiquei irritada pois a cada vez que eu acho que estou fazendo um bem pra minha saúde vem alguém e diz 'Só que talvez não' e me confunde mais, hahaha.

      Mas sim, o da crystal na verdade deu tão certo pra mim quanto esse e é só por isso que eu troquei também. Não quero ficar neurótica com isso nem nada, eu não trocaria se não fosse eficaz, eu ia continuar testando, eu acho. Cada um tem que escolher o que é mais confortável para si mesmo né :D

      Beijos

      Excluir
    2. Ah, lendo lá no site dela ela fala também de um estudo francês que descobriu uma relação entre íons de alumínio e a absorção pela pele, aqui: http://chemicaloftheday.squarespace.com/most-controversial/2010/5/13/confirmed-aluminum-in-crystal-deodorants-is-absorbed.html

      Que aí entra a questão do alúmen em contato com a água se tornar iônico, sendo portanto mais facilmente absorvido pelos tecidos mesmo. :(

      Excluir
  3. Eu amo dama-da-noite também, e tava mesmo procurando um desodorante mais natural. Obrigada pela dica :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol!
      Fico feliz em ajudar :D

      Beijo!

      Excluir
  4. Oi Jess! Adoro seu blog.
    Quero uma indicação de BB cream. Eu li sua resenha sobre o da Alva, mas assim como você quero um produto com cobertura média. Você tem algum para me indicar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Valéria!
      Obrigada :D

      Poisé menina, eu to nessa procura ainda também.
      Tenho algumas marcas que penso em comprar futuramente no Iherb e que ainda não as testei:

      Derma E (http://www.iherb.com/Derma-E-BB-Cream-Multi-Functional-Mineral-Beauty-Balm-Light-Tint-2-fl-oz-60-ml/52873#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=bb%20cream%20vegan&rc=493&sr=null&ic=5)

      Devita (http://www.iherb.com/Devita-Moisture-Tints-Multi-Benefit-Beauty-Balm-Light-SPF-15-2-5-oz-75-ml/55037#p=1&oos=1&disc=0&lc=en-US&w=bb%20cream%20vegan&rc=493&sr=null&ic=8)

      Beijos!

      Excluir
  5. Oi Jess!

    Que bom que esse desodorante deu certo para você também.
    Obrigada por citar o blog.
    Beijos!

    ResponderExcluir